Friday, November 19, 2010

Música e Internet: um novo abordagem

Na era da gravação, do acesso e da distribuição global da música, muitas pessoas sentem que a maneira tradicional de estuda-la está se perdendo. Antigamente, a educação musical era transmitida de geração para geração tocando e cantando. Hoje em dia, parece que jovens formam sua cultura musical com um computador. Esse desenvolvimento sociocultural gera dois pontos de vista típicos em nossa sociedade – algumas pessoas lamentam o que esta perdido, enquanto outras dão mais atenção às oportunidades que se abrem.

Música é uma linguagem que se pode observar e internalizar de formas variadas. Fazer e escutar música são dois exercícios diferentes que dão para as pessoas experiências distintas. De um lado, se complementam e se reforçam, mas do outro, há algumas coisas próprias aos dois procedimentos.

Imagine aprender uma língua sem ter que falar, apenas escutando; parece quase impossível. A mesma coisa é verdade para o aprendizado musical. Quando escuta uma música, uma pessoa imediatamente a reproduz mentalmente. Os dois processos, tanto o de escutar quanto o de efectivamente tocar um instrumento ou cantar são complementares.

Contudo, existe um aspecto da música que não se aprende escutando, um aspecto que precisa ser estudado através da execução: se trata do aspecto criativo. A composição musical precisa um esforço consciente é um ensino que deve ser relativo a execução mesma da musica.

Não obstante, o Internet não só ajuda pessoas achar suas musicas preferidas, também é um instrumento para ajudar pessoas cantar e tocar musica. Por exemplo, existe vários programes que ensinam tocar violão que são muito mas baratos (e frequentemente grátis) que de empregar um professor de musica. Então, a ideia de que a facilidade que procura a Internet de escutar musica seja ao detrimento da execução da musica é errada.

No comments:

Post a Comment